Detoxificação

Bom gente, iniciei o blog com o título de "Detox Orgânico" e nunca falei sobre a tal detoxificação, nem de orgânicos. Então está na hora né..
Bem, este tema está sendo cada vez mais estudo e falado devido a enorme exposição a toxinas que sofremos. A toxicidade está presente nos alimentos, no ar, na água, enfim, em tudo. Essas tais toxinas causam danos ao nosso organismo de maneira cumulativa, podendo alterar nosso processo metabólico. 
Aonde encontramos essas toxinas? Vou falar das principais e das que mais preocupam. Os metais pesados, presentes no chumbo das soldas das latas, nos utensílios de cozinha, peixes contaminados, nos canos de cobre, nas tintas e óleos comestíveis. E as toxinas não param por ai, tem em alguns  materiais de limpeza, medicamentos, nos pesticidas, agrotóxicos, aditivos alimentares, cosméticos,  produtos de higiene pessoal, poluentes, drogas, entre muitos outros que nos cercam.

Mas calma, não precisamos nos desesperar. Nosso corpo é uma máquina perfeita, com uma capacidade enorme de desintoxicar-nos automaticamente. Sendo suas vias de excreção a urina, fezes e o suor. Porém, esse poder de desintoxicar é para quantidades moderadas, excessos não entram nessa capacidade automática. E é aí que podemos auxiliar nosso corpo. Ufa! Primeiro eliminando o máximo que conseguimos essas substâncias que eu descrevi aí em cima e depois consumindo alimentos com poder de auxiliar, dar um empurrãozinho, no nosso organismo na hora de eliminas as toxinas. Alimentos como ovos, brócolis, repolho, couve-flor, alho, cebola, alho-poró estão na lista. Todos orgânicos, sem os já citados agrotóxicos, lógico. Mas ainda existem os fitoterápicos que auxiliam também. Alguns chás são utilizados como forma de auxiliar nosso corpo a proteger nosso fígado e a eliminar as toxinas. Chás como: dente-de-leão, carqueja, chapéu de couro, alcachofra, boldo, chá verde, hibisco, cavalinha, alecrim, gengibre. Entre outros. Existem diversas maneiras de auxiliar nossos organismo a viver com sua força total, limpinho, mas para saber qual seria a melhor forma para você consulte sua nutricionista.

Então afaste-se o máximo possível dos contaminantes citados (ei, mulherada, atenção para os cosméticos hein...). Faça uma lista de tudo que você utiliza e que tem esses contaminantes falados. Comece optando pela troca dos que você mais usa. Aquele que mais está em contato com você e o substitua.

Aí sim, começamos a limpeza do corpo, mandando embora todas as toxinas presentes nele.

Então, todos prontos pra limpar o organismo? A nossa máquina mãe.

Afinal, não queremos acumular toxinas e quem sabe apresentar algum desequilíbrio hormonal, infertilidade, menopausa precoce, câncer, né?
Queremos saúde!
Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim