Bolo formigueiro

Gente!!!!!!!!! Que saudade disso aqui! Que saudade de postar saúde pra vocês.
Dei uma sumidinha, né? Mas foi por uma boa causa. Estava me dedicando em outro projeto. Em abril aconteceu a primeira edição do Curso Cozinha e Saúde, curso este idealizado por mim e pela minha parceira Nutri Karin, para levar mais gente pra cozinha e agregar mais saúde nas suas vidas. Delícia, né?! hehehe.. Começamos com curso na cidade de Brusque, mas logo estaremos ministrando cursos pelo muuuundo todo hahaha.
Estou muuuito feliz com o resultado do curso. Minha dupla dinâmica e eu já estamos nos dedicando pro terceiro curso, ainda sem data. Assim que tiver mais informações eu posto aqui. 
Mas chega de blábláblá e vou compartilhar com vocês mais um motivo de imensa alegria minha: o blog comemorou 2 anos (!!) dia 18/05. Uhuuuuul!!!
E eu não poderia deixar essa data passar em branco. Então, cá estou eu com uma receitinha maravilhosa de Bolo Formigueiro. 
Bolinho preguiçoso e saudável. Sabe aquele de fazer em 10 minutinhos? Simmmm... Vamos lá que já estou louca pra ensinar essa maravilhosidade pra vocês.
Ingredientes
3 ovos caipira
1/2 xícara de açúcar demerara (ou mascavo/de coco)
1/3 de xícara de gordura boa (usei banha de porco mesmo, mas pode ser óleo de coco)
1 xícara de farelo de aveia
1 xícara de farinha de amêndoas
1 col de chá de essência de baunilha
2 col de café de fermento químico
1/2 col de chá de goma xantana
Nibs de cacau
Modo de fazer: Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar até formar um creminho mais claro. Adicione a gordura que escolheu e bata bem. Aos poucos e em velocidade bem baixa adicione as farinhas, a goma xantana e a essência de baunilha. Pare de bater e adicione os nibs de cacau e por último o fermento. Asse em uma forma redonda untada em forno preaquecido a 250C por uns 20 a 30 minutos, depende do seu forno. Fique de olho e faça o teste do palito. Prontoooo!!!

Espere esfriar um pouquinho e desenforme. Coloque uma linda e maravilhosa calda de chocolate e seja feliz, comemorando comigo os dois anos do blog hehehehe..
A calda eu fiz assim..
1 xícara de leite de castanhas
1/2 xícara de cacau 100% em pó
5 col de sopa de açúcar demerara (ou outro que quiser, ou xilitol)
1 col de sopa de manteiga ghee (ou outra gordura boa que quiser)
Misturei tudo e mexi até ferver e engrossar um pouquinho.


Se você não tiver, ou não quiser usar o nibs de cacau (que são pedacinhos fragmentados da amêndoa de cacau - suuuper rico em nutrientes, do jeito que a gente gosta) pode usar chocolate picado, ou mesmo o chocolate granulado, mas ai meu coraçãozinho já fica mais triste, pois diminui o poder antioxidante dos nutrientes. Masssss... você que sabe.

Agora é só aproveitar... Beijos e que venham mais dois e dois e dois e dois anos..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim