Doce de natal sem glúten

Ho ho ho.. o Natal está se aproximando, o papai noel está chegando e o clima natalino está no ar aqui em casa.
Nesta época do ano é tradição fazer doce de natal em casa. Lembro perfeitamente de chegar na casa da vó e sentir o cheirinho lá da rua e a mesa da cozinha cheia de doce quentinho, uns mais branquinhos, outros mais escurinhos. Porque cada filho (a) e neto (a) tinha sua preferência e a vó queria agradar a todos sempre.
Esse doce me trás as recordações que listei acima e como já falei em outros posts consumir alimentos que trazem esse bem estar, essas boas lembranças, esporadicamente não lhe trará mal, muito pelo contrário. Mas é claro que sem exageros, né? Não dá pra tornar essas práticas alimentares afetivas sua rotina.
O tão esperado mês de dezembro chegou e com ele a produção de doce, mas esse ano testamos lá em casa a receita tradicional da família com as minhas alterações. Vamos lá..
Ingredientes
6 ovos caipira
100g de manteiga ghee
1 col de sobremesa de sal amoníaco (indispensável para a receita)
3 col de sopa de açúcar demerara (mascavo/de coco)
10 a 15 col de sopa de farinha sem glúten (link da receita)
Modo de fazer: Deixe os ovos e a manteiga em temperatura ambiente. Esse procedimento é essencial para a receita. Misture bem os ovos e a manteiga. Adicione o sal amoníaco e o açúcar. Aos poucos vá colocando a mistura da farinha sem glúten até obter uma massa que solta da mão. A quantidade de farinha vai depender do tamanho dos ovos. Deixe a massa descansando por uma hora, no mínimo. 

E já pode começar a colocar a mão na massa. Espalhe um pouco da farinha sem glúten em uma mesa limpa e vá abrindo a massa, até ficar fininha. Utilize cortadores de biscoito no formato que quiser e vá cortando-os. 
Leve-os para assar em forno preaquecido a temperatura alta (aproximadamente 250C) e fique de olho. O tempo para assar depende do forno, mas como são biscoitos fininhos assam bem rapidinho. Não dê bobeira.
E está pronto nosso maravilhoso, e nem tão tradicional assim, doce de natal.

E que venha o bom velhinho!!! hehehehe..
Beijos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim