Cuca rápida de banana

Oi gente!!! Está friozinho aí também? Aqui está, uma delícia.
Eu já falei diversas vezes da minha paixão por comidas caseiras, típicas e que me remetem a minha infância, a minha vó. Casa de vó sempre tem comida boa né, e na minha não era diferente. Sempre tinha um doce caseiro (com pintura e sem pintura), cuca, coruja (alguns chamam de rosca de polvilho, aqui é coruja hehehe, pão caseiro (de aipim, de batata, de trigo,..), pão de milho, bolo, polenta (pra mim era com leite ainda), entre outras coisinhas. E dela me restam lembranças, saudades e seu livro de receitas. E é dali que eu tirei a receita de hoje. Fiz as minhas adaptações aqui e ali e pronto, ficou uma delícia. 
Aqui a cuca tradicional é feita com fermento biológico (aquele de fazer pão). Mas usando este fermento a massa precisa descansar em algumas etapas, tornando o preparo mais demorado. E como a vontade de comer cuca era sempre muito grande, buscava-se formas mais rápidas de produzi-la, ou seja, com fermento químico (o de fazer bolo). E com o nome de "Cuca Ligeira" eu encontrei a receita no livro.
Então vamos a ela..
Ingredientes
2 ovos caipira, de galinha feliz
1 xícara de açúcar mascavo
2 col de sopa de manteiga ghee 
1 xícara e meia de farinha de arroz
2 col bem cheia de farinha de coco
2 col de psyllium
3/4 de xícara de água em temperatura ambiente
1 col de sobremesa de fermento químico
2 col de sobremesa de Linhaça dourada
4 bananas bem grandes
Canela a gosto

Farofa
2 col e meia de sopa de manteiga ghee
3 col de sopa de farinha de arroz
1 col de sopa de açúcar mascavo
Canela a gosto (coloquei bastantinho)
Baunilha a gosto
Modo de fazer: A manteiga não pode estar muito dura, nem muito mole. Deve estar em ponto de misturar com as mãos para formar os grãozinhos da farofa. A quantidade dos ingredientes pode aumentar conforme quiser mais farofa na cuca.

Modo de fazer: Bata em uma batedeira os ovos, o açúcar e a manteiga ghee até formar um creme mais clarinho. Diminua a velocidade e adicione as farinhas. Depois a água até misturar bem. A massa deve ficar leve, não líquida nem muito pesada. Adicione o fermento por último. Corte as bananas em rodelas e adicione a canela, misture e reserve. Unte uma forma redonda com fundo removível e espalhe a massa. Em cima coloque a banana com canela e a farofa. Asse-a em forno preaquecido a 200C por, aproximadamente, 40 minutos. Faça o teste do palito pra garantir que esteja assada o suficiente. 

E está pronta a nossa delícia. Ideal para o café da tarde!!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim