Torta de limão

A receita de hoje é uma realização pra mim. Uma das preparações que eu mais amo comer é torta de limão. Eu estava a um tempo em busca de uma adaptação saudável dessa receita e, pra minha alegria, encontrei. 
Pra matar meu desejo eu testei a torta de limão, que deu super certo e agora compartilho a receita com vocês.
Ingredientes
Massa
8 col de sopa de farinha de arroz integral
3 col de sopa de farinha de grão de bico
3 col de sopa de amido de milho
3 col de sopa de açúcar demerara
3 col de sopa de manteiga ghee
2 ovos
1 col de café de goma xantana
1 col de café de fermento químico
Modo de fazer: Misture os ingredientes secos e vá adicionando a manteiga e misturando com a mão (limpinha) aos poucos, até formar uma farofinha. Bata levemente os ovos e os adicione a farofa. Vá misturando até obter uma massa homogênea. Forme uma bolinha com a massa, tampe com papel filme e leve a geladeira por, no mínimo 1 hora. Unte uma forma redonda com fundo removível e abra a massa na forma (achei mais prático, mas pode abrir a massa entre dois papel filme e depois colocar na forma). Asse em forno preaquecido a 180C por, aproximadamente, 30 minutos. Espere esfriar um pouco e desenforme. 

Recheio
100g de castanha de caju crua sem sal
2 xícaras de água quente
1/2 ou 1 xícara de açúcar demerara (dependendo do seu gosto pelo doce)
Modo de fazer: Deixe as castanhas de molho em água por 8 horas. Despreze a água. Bata no liquidificador os 3 ingredientes até ficar bem lisinho. Leve pra panela e mexa sem parar. Quando ferver conte mais 15 minutos mexendo, até engrossar um pouco. Feito isso leve o creme para a geladeira para esfriar.

Suco de 4 ou 5 limões (do meu quintal mesmo, eba!)
Raspas de limão
150ml de água
2 col de chá de agar agar ou gelatina incolor
Quando o creme das castanhas esfriar bata no liquidificador com o suco de limão, as raspas de limão. Aqueça a água com o agar agar e adicione também ao creme. Despeje o creme na massa e leve para a geladeira para endurecer e está prontinha nossa receita delícia.

A torta fica uma delícia, mas insisto, não abusem. 
Beijinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim