Extrato de tomate. Será?


Como eu já falei em outros posts eu sou contra o consumo de produtos industrializados. Concordo que alguns são "necessários", mas na sua maioria são totalmente dispensáveis. A lista de contras é enorme (corantes, espessantes, aditivos químicos,...), mas hoje quero falar um pouco do extrato de tomate. 

Acredito ser um dos produtos alimentícios mais consumidos. Vejo pelas anamneses que pouquíssimas pessoas preparam seus alimentos sem o famoso extrato de tomate, massa de tomate e afins. 
Mas já leram o que contem nesse item tão utilizado? Não né? Vou listá-los: tomate, açúcar, cebola, sal, amido modificado (?), óleo vegetal, salsa, aipo, manjerona, espessante goma xantana, conservadores, sorbato de potássio (?) e benzoato de sódio (?). 
Ok. Esses nomes estranhos você sabe o que significam? Vai comer mesmo assim? Certeza? Outra coisa importante, na embalagem aparecem tomates vermelhos, grandes, lindos. Ali dentro estão esses tomates maravilhosos? 
Por que você continua usando esse item na alimentação da sua família? Pare agora mesmo. 
Vamos lá, eu ajudo a acharmos substitutos muito melhores. 
1: molho de tomate caseiro. Feito com tomates orgânicos, uma vez que o tomate é um dos itens que mais contem agrotóxicos e contaminantes. 
2: Molho de beterraba. Bata no liquidificador beterraba (1 unidade) e cenoura (1/2 unidade) e leve a panela para cozinhar, depois de ter refogado cebola e alho no azeite de oliva ou manteiga ghee. Adicione temperos verdes.
2.1: Você também pode fazer esse molho de formas diferentes. Refogue cebola e alho e adicione a beterraba e a cenoura ralada, no cozimentos elas se "dissolvem" e incorporam o molho. 

Acha mais prático o molho de tomate de larinha? Certo. Agora faça maior quantidade do seu molho caseiro de tomate ou de beterraba e conserve em geladeira, ou inclusive congelado e vá utilizando quando necessário. Para congelar, claro, faça pequenas porções, já que depois de congelado não se pode mais congelar.

E mais.. Muitas vezes não tenho meu molho caseiro pronto então nas minhas preparações eu adiciono beterrabas e cenouras picadinhas durante o cozimento da preparação, já dá uma cor incrível, sabor maravilhoso e, MUITO mais nutrientes e saúde! 

Ainda tem dúvida de como fazer suas preparações de agora em diante?
Vale a pena e todos irão adorar. 
SAÚDE!

Comentários

  1. Prezada(o), você começa falando de extrato de tomate e depois descreve molho de tomate. Na lata do extrato como ingrediente tem tomate, sal e açúcar. Entendo que seja processado, mas não cabe desinformação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim