Dando luz a Vitamina D

Já que estamos no verão e a exposição ao sol é maior, o assunto vitamina D vem a tona. Mas por que será que relacionamos uma coisa a outra? 

A Vitamina D necessita da exposição ao sol para ser sintetizada pelo corpo, sua produção depende do sol. Mas algumas pessoas não sabem exatamente de que forma e nem qual a importância dessa vitamina (ou melhor, hormônio D). Para que haja realmente a produção de vitamina D é necessário que a exposição ao sol ocorra sem proteção. O tempo da exposição necessária varia de acordo com o tom da sua pele (quanto mais branquinha você for menos tempo necessita), mas em média 10-20 minutos. 
Porém, apenas a exposição ao sol muitas vezes (muito mais do que você imagina) não é suficiente para atingir os níveis considerados ótimos da vitamina (50-100). Nesse caso faz-se necessário a suplementação. 
Mas é realmente necessário?
Sim! Muito! O hormônio D é um dos principais anti-Alzheimer, anti-câncer (inclusive de pele), inclusive anti- parkinson. E ainda há estudos que dizem ter associação a esclerose múltipla e lúpus. Gestantes devem ter aumentada sua preocupação com esse assunto, pois estudos relatam que a sua deficiência pode vir a gerar bebês com problemas respiratórios. Ainda posso listar outros benefícios: reduz os ricos de doenças cardíacas, equilibra a pressão arterial, combate infecções e inflamações, previne osteoporose (relacionada a produção de cálcio), previne gripe e pneumonias, previne depressão e doenças degenerativas crônicas.
E como tudo no nosso corpo, precisa estar em equilíbrio e dentro dos níveis adequados. Não sendo assim as várias atividades que o nosso organismo pratica ficam comprometidas. Inclusive o emagrecimento!!!! 

Então, vale a pena prestar atenção nessa vitamina? Acho que sim, né?! 
Procure seu médico ou nutricionista para adequar suas necessidades. 
E bora curtir o verão.
Beijinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim