Fitatos - Vilão ou aliado?

Uma regra básica pra quem quer conquistar o corpo e a saúde ideal é organização. Uma regra básica para isso é programar toda a alimentação do dia seguinte. E estava eu iniciando os preparativos pro meu feijão azuki, o deixando de molho em água, quando pensei em falar pra vocês sobre os efeitos dos fitatos. Sabe o que é isso?
O ácido fítico está presente em todos os grãos. O fitato pode se ligar ao cálcio, zinco, manganês, magnésio, cobre e ferro no intestino bloqueando sua absorção. Além disso, ainda reduz a digestibilidade do amido, proteína e gordura.
Então pensem comigo, se eu tenho uma dieta rica em grãos integrais consequentemente eu posso ter deficiência desses minerais, certo? Exato! Ai que difícil né? Não. Podemos eliminar esse tal de fitato bem fácil.

Para eliminar esses fitatos temos que deixar todos os grãos e cereais de molho por algumas horas e ir trocando esta água. Então deixe o seu grão de molho em água, em torno de 8 a 24 horas e, vá troque a água umas 4 vezes nesse período. E e despreze a água quando for utilizar o grão. Desta forma irá neutralizar os inibidores enzimáticos e ainda aumentar algumas enzimas benéficas. Estas enzimas aumentam a quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina A, C e E.

Ainda estem a forma de germinar os grãos, melhorando ainda mais sua digestão, mas aí é assunto para outro post. hehehe

Incrível né? Xó fitatos!!!
Beijinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim