Cuca de queijinho

Vou contar um segredo pra vocês, uma outra paixão minha, Cuca! Cuca de qualquer sabor, mas confesso que o sabor da cuca da minha vó é o melhor do mundo. Pra mim esta é uma preparação que me trás boas memórias, boas lembranças, sinto o cheirinho da casa da vó e lembro do carinho com que ela a preparava, esperando ansiosa pelos filhos (as) e netos (as). E eu sustento uma tese que essa comida afetiva não vai lhe fazer mal (salvo algumas exceções, claro), muito pelo contrário. 
Como já falei diversas vezes aqui eu não posso ingerir o glúten, devido a minha sensibilidade e síndrome do instestino irritável, mas consigo tolerar a lactose. Então adaptei a receita as minhas particularidades. Caso você seja intolerante a lactose ou alérgico a proteína do leite, ou alguma outra individualidade, faças as devidas substituições. Sugiro utilizar outros recheios, como as frutas. E trocar a gordura da massa por óleo de coco ou alguma outra gordura boa. Minha vó utilizaria a banha de porco, e eu assino embaixo!!
A foto n]ao é das melhores, mas eu garanto que o sabor é sim, e comoo!!! hehe..
Ingredientes
1 xícara de açúcar demerara ou 1 e 1/2 xícara
4 ovos caipira
2 xícaras de farinha de arroz (ou farinha de arroz integral, ou alguma outra farinha sem glúten da sua preferência)
2 col de sopa de manteiga ghee
1/2 xícara de água morna
1 col de chá de fermento químico
Modo de fazer: Bata as claras de 3 ovos em neve e reserve. Bata na batedeira o açúcar, a manteiga e as 3 gemas. Depois adicione 1 ovo inteiro e bata mais um pouco. Adicione aos pouquinhos a farinha e depois a água morna. Adicione as claras em neve misturando bem devagar. Por fim coloque o fermento. Coloque a massa em uma assadeira untada. 
Recheio
500g de queijinho
1 xícara de açúcar demerara
1 gema
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e coloque a mistura em cima da massa que já está na assadeira. Asse tudo em forno preaquecido a 200-250C por 20-25 minutos.

Eu utilizei queijinho de colono aqui da minha cidade. Retirado de vacas criadas livres e alimentadas com capim, nada de queijinho industrializado. 
Tirei o item que é um veneno pra mim e fui bem feliz com a minha cuca!! Eba. Faça o mesmo!
Beijos!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panqueca com psyllium

Patê de atum

Cookies de amendoim